✅Manter/Melhorar a força muscular
O idoso tem progressivamente uma perda de massa e força muscular. Estima-se que sem medidas preventivas idosos com 80 anos de idade podem ter somente 50% de sua massa muscular da juventude.
Assim, essa perda pode levar progressivamente a dificuldade na realização das atividades do dia a dia Desta forma, a fisioterapia ajuda na melhora/manutenção da massa e força muscular do idoso contribuindo para garantir a realização das atividades do dia a dia que tanto preza até idades mais avançadas.
✅Cessar/diminuir as dores
A DOR é uma queixa comum no público idoso e é responsável por limitar fisicamente e diminuir consideravelmente a qualidade de vida deste público. O sedentarismo, a fraqueza muscular a diminuição da amplitude de movimento são alguns dos fatores que contribuem para o seu aparecimento. Desta forma, a fisioterapia através de exercícios específicos e de técnicas de terapia manual dentre outras vai contribuir para o melhor condicionamento das estruturas musculoesqueléticas e como consequência para a progressiva diminuição das dores.
✅Prevenção de quedas e melhora do equilíbrio
As quedas são muito comuns nos idosos e podem levar a fraturas, perda da independência, hospitalização e até mesmo a morte. A fisioterapia através de exercícios específicos para o equilíbrio e de orientações para mudanças ambientais pode ajudar a prevenir esses episódios e garantir uma maior segurança e qualidade de vida ao idoso.
✅Manter o idoso ativo, funcional e o mais independente possível.
O sedentarismo é uma das principais causas do surgimento e do agravamento de doenças crônicas. Desta forma, manter o idoso ativo é importantíssimo para a preservação da sua saúde.
Idoso funcional é considerado um idoso saudável, ou seja, quanto mais atividades do dia a dia o idoso consegue realizar sozinho ou com uma mínima assistência mais saudável ele é.
Agora você já sabe da importância da fisioterapia e de uma vida ativa para a saúde do idoso.
Compartilhe para que essa informação chegue a mais pessoas.
Muito obrigada pela leitura.