MEUS SERVIÇOS
FISIOTERAPIA DOMICILIAR PARA IDOSOS
ATUAÇÃO
Fisioterapia Especializada no público idoso
Levo uma fisioterapia especializada no público idoso para o conforto do lar. Ajudo os idosos através do movimento, a terem uma vida mais ativa, funcional e sem dor. Alinho conhecimento científico, humanização e muito amor pelo meu trabalho para oferecer o melhor atendimento e assim, melhorar a qualidade de vida dos meus pacientes. Atendo em várias regiões de Belo Horizonte, levando o material necessário para cada atendimento.
- Fisioterapia especializada
- No conforto do lar
Fisioterapia Geriátrica Preventiva
Fisioterapia voltada para a manutenção da independência e da qualidade de vida do idoso. A fisioterapia preventiva é a melhor escolha para manutenção/ganho de massa e força muscular, equilíbrio, mobilidade e funcionalidade, prevenindo e estabilizando doenças crônicas e diminuindo a probabilidade de ocorrência de situações comuns no idoso como a queda e suas consequências.
Neurologia
Fisioterapia aplicada para habilitar os indivíduos com doenças no sistema nervoso como Parkinson, Alzheimer, AVC, Esclerose Múltipla etc a desempenhar suas atividades do dia a dia com a maior independência e da melhor forma possível, retardando a evolução da doença através da manutenção/melhora da massa e força muscular, do condicionamento cardiorrespiratório, do equilíbrio e da marcha.
Respiratória
Fisioterapia voltada para prevenção e reabilitação de disfunções do sistema respiratório causadas por diversos tipos de patologias como Covid-19, DPOC, pneumonias, dentre outras. Assim, alguns objetivos da terapia são: mobilização e eliminação de secreções, melhora da expansão pulmonar, diminuição da falta de ar, fortalecimento da musculatura respiratória, reeducação da função respiratória e prevenção de complicações.
Ortopedia
A Fisioterapia ortopédica visa à manutenção da saúde e a reabilitação de condições relacionadas ao sistema musculoesquelético como, por exemplo, a reabilitação pós-cirúrgica de fratura do fêmur, tratamento da dor crônica em coluna, quadril, joelho dentre outras, tratamento da artrose etc. Assim, o principal objetivo é manter ou devolver a funcionalidade do idoso para que ele possa realizar suas atividades do dia a dia da forma mais independente possível, sem dor e com mais confiança.
FISIOTERAPIA EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA (ILPIS)
A fisioterapia nas ILPIS é essencial para a manutenção da saúde e funcionalidade dos idosos. Pode ser realizada em grupo ou de forma individual, dependendo principalmente do estado geral do idoso e do esquema adotado pela instituição.
Assim, o seu papel e importância pode ser descritos em três categorias:
PREVENÇÃO
Realização de exercícios para a prevenção de quedas, perda da massa e força muscular, prevenção da perda da independência, dentre outros, mantendo assim, o idoso ativo e realizando suas atividades rotineiras sem assistência ou com o mínimo de assistência dos cuidadores.
REABILITAÇÃO
Toda condição que necessita de reabilitação e restauração da função anterior à lesão como por exemplo, após uma fratura de fêmur, onde o idoso necessita de exercícios e técnicas específicas de fisioterapia para voltar a ter uma vida independente e funcional.
PALIATIVO/PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES
Realizado nos idosos institucionalizados com alguma doença grave como, por exemplo, pacientes oncológicos terminais, com Doença de Alzheimer em estágio avançado, com objetivo de alívio da dor, prevenção de deformidades, higiene brônquica, melhora do posicionamento no leito, dentre outros, para promover o maior conforto e zelo possível para esses pacientes.
LIBERAÇÃO MIOFASCIAL/DRY NEEDLING
A liberação miofascial é uma técnica que utiliza terapia manual para liberar as tensões causadas pelo acúmulo de toxinas na fáscia. A fáscia é uma fina membrana do tecido conjuntivo que protege e reveste grupos musculares por todo o corpo. Desta forma, a liberação auxilia no aumento da circulação local, melhora da mobilidade, reequilíbrio do corpo, trazendo uma sensação de bem estar e melhora das dores adquiridas no dia a dia.
O Dry Needling (agulhamento a seco) é uma técnica caracterizada pelo uso de agulhas através da pele e dentro do músculo para liberar pontos gatilhos (pontos de tensão). O agulhamento a seco resulta na liberação de tecido mais profundo, permitindo assim, melhora da mobilidade, melhora da dor, diminuição da inflamação, melhora da circulação, dentre outros. É chamado de “Dry” Needling porque não há solução injetada como com uma agulha hipodérmica durante uma vacina contra a gripe. Com a agulha seca, a própria agulha e os efeitos que ela produz no tecido são o tratamento.
- Melhora da mobilidade.
- Reequilíbrio do corpo.
- Diminui inflamações.
- Melhora da circulação.